Blog especializado em notícias policiais em Piracicaba e região

Corpo de Bombeiros de Americana simula acidente com produto químico e com 13 vítimas; cenário foi montado em empresa da região

O Corpo de Bombeiros de Americana realizou ontem cedo, um simulado de acidente envolvendo produto químico “amônia” (gás incolor, tóxico e corrosivo na presença de umidade).

O simulado contou com 13 pessoas que se passaram por vítimas e ocorreu numa empresa da região de Americana. Tudo foi feito como se a situação fosse real.

A corporação deixou bem claro que para este treinamento foi formada uma equipe sem que houvesse prejuízo no atendimento das ocorrências de Americana e Santa Bárbara D’Oeste.

Do evento participaram também empresas voluntárias do PAM (Plano de Auxilio Mutuo). Com isso, o simulado reuniu mais de 45 Bombeiros Militares e também de Brigadistas e Socorridas das empresas do PAM.

A integração das empresas com o Corpo de Bombeiros em ocorrências de gravidade busca diminuir o tempo resposta para sanar o problema e conter o risco.

Reuniões e treinamentos como este possibilitam a união de recursos, como no fatídico incêndio do supermercado da rede Walmart, ocorrido em fevereiro de 2017.

No caso de ontem, o cenário foi formado por um micro-ônibus que colidiu com um caminhão que carregava o produto químico.

Uma vez identificada a gravidade da ocorrência, e o produto químico que este caminhão transportava, a primeira equipe do Corpo de Bombeiros solicitou apoio informando com detalhes a ocorrência.

Esse apoio se deu por meio de outros bombeiros que ficaram de prontidão e também bombeiros de folga, através do plano de emergência interno, além de terem sido acionadas as empresas que podiam dar um suporte na ocorrência em questão.

A equipe “A” do Corpo de Bombeiros neutralizou o produto para que a equipe “B” pudesse entrar na área quente e resgatar as vítimas, que foram entregues à equipe “C” – é esta última que faz a descontaminação das pessoas.

Essas pessoas são separadas de acordo com sua gravidade e a equipe “D” socorre ao hospital que já foi informado antes sobre o encaminhamento dessas vítimas para atendimento médico.

De acordo com os organizadores, os treinamentos fazem parte da rotina diária dos Bombeiros de Prontidão, buscando aperfeiçoamento e principalmente excelência no atendimento, preservando sempre que possível a vida, o meio ambiente e o patrimônio.

Fotos: Corpo de Bombeiros de Americana.

redação

Deixe seu Comentário

Online

contador de visitantes

Hospedado por ServerPro